quinta-feira, 23 de julho de 2009

Portão 5- Lagoa do Taquaral


Hoje fui ao circo. A última vez foi há uns 15 anos atrás, quando minha filha era uma menina e não poderia deixar de apresentá-la aos trapezistas e ao palhaço,apesar dela morrer de medo de palhaços. (eu estraguei o aniversário dela de dois anos ao contratar um palhaço para animar a festa). Fui despretensiosa, com uma amiga. Um programa inocente, daqueles pra desintoxicar as barbaridades da vida. Logo na chegada, um fila imensa! Fiquei preocupada, pois queria me sentar num bom lugar, onde não houvesse travas de iluminação atrapalhando minha visão. Entramos eu minha amiga Lu. Um cheiro irresistível de pipoca e assim pegamos mais uma fila, desta vez menorzinha para comprar as fichas da pipoca e outra para pegar as pipocas e mais outra para os refrigerantes. Trocamos três vezes de lugar, até nos sentirmos mais confortáveis, sem travas ou adultos enormes na nossa frente. Música pop brasileira, daquelas que dá vontade de levantar e dançar cumpria o papel de manter a platéia animada até que o espetáculo começasse. Passados alguns minutos, quase instantaneamente eu e Lu perguntamos: Vai demorar? Rimos muito! Parecíamos duas crianças, esperando o começo do grande espetáculo. Imaginem : Eu 39, ela 37, ansiosas com um saco de pipoca numa mão, o refrigerante entre as pernas enquanto a outra mão conduzia a pipoca na boca. De repente a voz de Marcos Frota avisa que em cinco minutos daria início ao grande evento. Pensei que cinco minutos era muito, mas nos distraímos com a platéia animada da instituição de Padre Haroldo e começamos a contar nossas experiências com trabalhos sociais (a Lu também é arte-educadora) e, bem na hora que a conversa estava boa, entrou O PALHAÇO. Ri. Ri muito, achei lindo, delicado, inocente e ao mesmo tempo fiquei triste e me peguei pensando o quanto o mundo precisava daquilo. Do lirismo, da simplicidade, do riso inocente e gostoso que anda na contramão dessa cultura de riso “stand up comedy”, onde sempre é necessário um discurso machista, ácido, crítico, que nos confronta com a realidade. Não desmereço esses comediantes, muitos são muito talentosos e inteligentes, mas senti uma nostalgia inexplicável. Uma saudade de rir por rir, sem pensar, sem tirar sarro da sacanagem em que vive a sociedade. E o espetáculo prosseguiu com malabaris, tecidos, acrobacias, trapezistas, um show de jovens talentos do circo. Emocionei-me com tudo. Não era um circo de grandes efeitos visuais, mas efeitos emocionais. Limpo, honesto, juvenil. Vi a virilidade e a beleza nos artistas (confesso que não me escapou certo olhar malicioso diante de tantos músculos). Vi o talento de um deficiente físico arrancar aplausos. Ouvi o depoimento de Marcos Frota, sua luta em manter viva a cultura circense. Foi assim minha noite no circo. Linda, doce, infantil. Como sabem, sou atriz e nunca fui tiete de artista nenhum, acho deselegante até! Mas hoje não resisti. Atravessei o picadeiro e antes que ele entrasse ribalta adentro, pedi-lhe um abraço. Não disse nada, apenas pedi licença para lhe dar um abraço. Queria que ele sentisse um pouquinho da emoção que havia me passado. Tirei fotografia com o Marcos Frota. Eu não acredito até agora que fiz isso! Mas fiz. Minha primeira noite de tiete. Vou dormir feliz. Fui ao circo e vou ficar sonhando com o dia de ir novamente. Mais um sonho para minha coleção...


2 comentários:

  1. Quem disse que tietar é chato? Eu tietei Andrea desde um primeiro teste de VT p um comercial que dirigi, há uns 10 anos. Tietei em sua estupenda performance em A Dona da História, quando cometi a ousadia de afirmar, e continuo afirmando, que foi mais envolvente e fiel ao autor que a produção das globais. Agora estou tietando a cronista. Realmente lúdico, me senti no circo. Como é bom se sentir criança com 39, 49..100 anos. Viver é isso. Nada de nostaugia, mas a alegria comemorada pelo que sabemos ser a cada momento. Bjus Milady.

    ResponderExcluir
  2. Também estive lá...minha ao circo...primeira vez da Bebela...me perguntando tudo...e não escondeu sua preferência...o palhaço azul!!!
    P.S.: Corri até ao "Marquinhos" tirei um foto...somos duas doidinhas!!!! Bjocas

    ResponderExcluir